3 de fevereiro de 2012

Carnaval 1


O Carnaval em Portugal possui uma forte tradição, que evoluiu durante seus séculos de existência e continua a levar multidões para as ruas. Cada zona do País tem as suas tradições e as suas características. O Carnaval de Torres Vedras, Alcobaça, Ovar, Loulé e Madeira, estão entre os mais conhecidos e com mais tradição de Portugal. Mas quem não já ouviu falar dos caretos?
Em algumas aldeias transmontanas, como Podence e Ousilhão a figura típica é o careto: usa máscara com nariz saliente, feita de couro, latão ou madeira e pintada com cores vivas de amarelo, vermelho ou preto.  O careto usa fatos ou riscas, com capuz de cores garridas, feitos de colchas com franjas compridas de lã vermelha, verde e amarelo. Carregada com bandoleiros com campainha e enfiados de chocalhos à cintura. Da sua indumentária faz também parte um pau ou cacete.
Porque não explorar o tema, fazendo uma pequena pesquisa sobre o carnaval em Portugal, suas raízes e evolução ao longo do tempo.
Porque não começar por aqui?


No site  junior.te.pt  pode encontrar algumas curiosidades sobre o carnaval português, passatempos e moldes para máscaras.
Este site poderá servir de estímulo para a pesquisa que posteriormente poderá ser alargada a outras fontes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...