Estudo do Meio

""Segundo Piaget, as crianças aprendem a partir de ações e não de observações passivas, daí que enumerar, por exemplo, a uma criança, as propriedades dos materiais se revele menos eficaz que criar um ambiente em que ela tenha a  liberdade de explorar, tocar e experimentar" (Smith, Cowie & Blades, 1988)

De acordo com as ideias de Piaget, o papel do educador é o de desenvolver um conjunto de actividades com as crianças, a fim de desencadear um estímulo motivador que as leve a colocar questões, procurar hipóteses e descobrir novos conceitos do mundo que as rodeia.

O objectivo deste conceito de ensino é procurar que as crianças pequenas consigam compreender ideias e conceitos que mais tarde venham a retomar em níveis superiores de complexidade e dificuldade.

Já desde os anos sessenta e setenta se considera a necessidade de acabar com o ensino puramente memorístico e criar um tipo de ensino para crianças, em que estas aprendem a fazer ciência e não a memorizar factos, conceitos e informação científica. A experimentação do concreto, através da manipulação dos objectos e materiais passou a ser a ideia estruturante.

O uso pelas crianças de todos os seus sentidos, na descoberta do Meio Físico e Social, deve imperar face à tendência  de um ensino que privilegie a receção passiva de informação verbal."

(In - Catita, Eduardo Marques(2007). Estratégias Metodológicas para o ensino do Meio Físico e Social. Areal Editores.)








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...